A HQ conta a história de Eadweard Muybridge, grande fotógrafo inglês nascido em 1830, conhecido por seus experimentos com múltiplas câmeras para captar o movimento. Ele também inventou o zoopraxiscópio, máquina que exibia sequências de fotos, criando um movimento mais realista que os outros aparatos da época.
Ao fragmentar o movimento, seus experimentos foram fundamentais para o desenvolvimento da técnica da animação e do estudo do movimento de personagens, sendo referência até hoje para animadores.
Muybridge vai aos EUA para se tornar fotógrafo, mas não gosta de retratos. Sua paixão é a inovação, por isso ele começa a fotografar paisagens remotas e se aventura por todo o país.
Leland Stanford, homem rico e figura influente da época, admira o trabalho de Muybridge e o contrata para provar uma tese: que um cavalo, ao correr, tira as quatro patas do chão em determinado momento. Tema de grande debate na época, Stanford financia diversos testes até Muybridge conseguir a prova em imagem.
A HQ dedica boa parte da trama a essa missão, e com razão. Afinal, tirar uma foto no exato momento em que o cavalo se suspende do chão, numa época em que uma única foto levava minutos para ser registrada, era um grande desafio e foi uma das grandes conquistas de Muybridge.
Mas a HQ é muito mais do que isso. Ela mostra toda a trajetória de Muybridge e como sua relação com Stanford foi fundamental para suas descobertas. Ao narrar a evolução da fotografia, a obra insere as fotos reais feitas nos momentos citados.
📄 Opinião: Mais um trabalho excelente do Guy Delisle. A leitura é rápida, mas exige atenção. A HQ tem muitos personagens com nomes diferentes e vários eventos históricos. A arte é linda, com poucas cores na maior parte e cores fortes inseridos em momentos-chave.