MpHqs

Buda vol. 4

Lançado em: 23/01/2023 Autores: Osamu Tezuka Editora: JBC Páginas: 424
Capa do livro
Esse volume de Buda é dividido em três arcos.

O primeiro arco foca em todo o sofrimento que Sidarta se impõe, vivendo isolado enquanto busca a iluminação. Ele se questiona muito e tenta entender tudo o que Assaji lhe ensinou.

O segundo arco foca na história de Lazúli, o príncipe de Cosala, que descobre que sua mãe não é uma nobre de Capivalastu e que, na verdade, o reino enganou o rei de Cosala e enviou uma escrava para se casar com ele. Por causa disso, Cosala invade o reino natal de Sidarta, que se vê diante de sua grande provação: continuar seu destino e não retornar para ajudar sua família.

Nesse segundo arco, é apresentado Yatara, um homem gigante, de força desumana, que sofreu muito na vida, tornou-se facilmente manipulável e acaba se tornando servo do malvado príncipe Lazúli.

O terceiro arco foca em Tatta, que finalmente volta a ter algum protagonismo. Ele se junta a Devadata, que é o filho do grande vilão do primeiro e segundo volume, e um dos responsáveis pela morte do melhor amigo de infância de Tatta, Chapra. Devadata, que no volume três era uma criança perdida no mundo e com uma vida muito sofrida, se tornou um homem inteligente, manipulador, bom com as pessoas e ambicioso. Devadata tem como propósito transformar Tatta em um grande guerreiro e os dois ascenderem juntos.
📄 Opinião: Até o momento, esse foi o volume de que menos gostei na série. Esse volume, apesar de ter muita coisa boa, como vários personagens que foram apresentados em volumes anteriores tendo algum protagonismo de fato, tem algumas coisas só pra facilitar o roteiro, como Cosala conseguir recrutar o gigante Yatara, que é uma pessoa boa e segue sem questionar o príncipe do mal. Acho que o grande ponto positivo desse volume é a cadência incrível da história.